TRAJETÓRIA
O Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Território e Políticas Públicas – TRAPPU foi criado em meados de 2014. Está sediado na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Compõe o Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais – LABOTER, do Instituto de Estudos Socioambientais – IESA. Coordenado pelos professores Marcelo Rodrigues Mendonça e Adriano Rodrigues Oliveira, o grupo representa a síntese dos caminhos investigativos trilhados por ambos. O TRAPPU integra a Rede de Pesquisadores do Centro de Estudos sobre a Geografia do Trabalho, sediado na Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Presidente Prudente, onde ambos os coordenadores realizaram seus doutoramentos.
Sob influência desta e de outras escolas do pensamento geográfico nacional, Mendonça e Oliveira têm consolidado suas carreiras acadêmicas aportando subsídios teóricos e metodológicos para uma abordagem territorial, notadamente, respectivamente, a partir do Trabalho e das Políticas Públicas, destacando-se o diálogo e as reflexões com os movimentos sociais e entidades representativas da classe trabalhadora.
Mendonça lidera o Grupo de Pesquisas sobre Trabalho e Movimentos Sociais – GETeM, sediado na regional de Catalão da UFG. Oliveira liderou o Núcleo de Estudos sobre Território, Ambiente e Paisagem – NETAP, na Universidade Federal da Fronteira Sul. Tais grupos são a gênese do TRAPPU. No espectro das pesquisas coordenadas por ambos, o TRAPPU incorporou preocupações que estão postas ao debate contemporâneo para uma geografia que busca romper com os muros universitários e construir uma conexão direta e permanente com o conjunto da sociedade. Deste modo, o grupo hoje organiza suas atividades em quatro linhas de pesquisas.
-
Agroecologia, meio ambiente e diversidade produtiva
-
Efeitos Socioespaciais de Grandes Empreendimentos e Conflitos Socioambientais
-
Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural
-
Trabalho, Ambiente e Saúde
O TRAPPU abriga dois Grupos de Estudos, um sobre Trabalho e Território, e um sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural, coordenados respectivamente por Mendonça e Oliveira com apoio de discentes da pós-graduação.